Inscrições para feira de Istambul e Fruit Attraction terminam dia 30
Notícias

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) organizará a participação brasileira em três importantes feiras internacionais previstas para o segundo semestre deste ano, a WorldFood Istanbul 2018, em Istambul, a Fruit Attraction 2018, em Madri, e a SIAL Middle East 2018, em Abu Dhabi. De acordo com o coordenador Geral de Investimentos e Cooperação da Secretaria de Relações Internacionais do ministério, Rodrigo da Matta, a participação em feiras internacionais é uma ferramenta estratégica para empresas que buscam novos negócios e diversificação de mercados.


Rodrigo da Matta observa que as feiras funcionam como plataformas que reduzem custos transacionais, ao reunirem num mesmo ambiente um grande número de atores do mercado internacional, dando visibilidade às empresas e aos seus produtos, otimizando contatos e o conhecimento do ambiente de negócios e das tendências de produtos e serviços.

Na edição do ano passado, a WorldFood Istanbul reuniu 13.198 visitantes, vindos de 97 países, e 354 empresas expositoras de 29 países. Com população de 77 milhões de habitantes, sendo parcela significativa formada por jovens com perfil consumidor influenciados por padrões ocidentais, o mercado de alimentos da Turquia tem se diversificado, resultando na crescente busca de novos produtos. Além disso, a ponte que a Turquia faz entre Ocidente e Oriente amplia o potencial de negócios com outros países.

A 10ª edição da Fruit Attraction 2018 será realizada entre 23 e 25 de outubro. No ano passado, a feira reuniu 1,5 mil empresas e mais de 68 mil profissionais do setor de frutas de 110 países. O perfil de participantes da feira incluiu produtores, importadores, exportadores, atacadistas e varejistas do segmento in natura, bem como empresas do setor de processamento com foco em inovação tecnológica. A participação brasileira será organizada pelo MAPA em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A SIAL Middle East, em 2017, reuniu 26 mil visitantes, 1.072 expositores em mais de 30 pavilhões nacionais. A feira é a uma das principais plataformas de acesso aos mercados de alimentos e bebidas dos países do Oriente Médio. O perfil dos participantes da feira incluiu importadores, exportadores, atacadistas e varejistas, representantes do setor hoteleiro e de restaurantes, entre outros.

Como participar
O MAPA incentiva a participação de cooperativas e empresas de pequeno e médio porte que planejam inserir-se no mercado internacional e cujos produtos sejam adequados ao perfil da feira. Acesse mais informações.

O MAPA e o Ministério das Relações Exteriores são responsáveis pelos custos com a contratação do espaço na feira, montagem dos estandes, apoio de recepcionistas bilíngues e confecção do catálogo do Pavilhão Brasil. E cada empresa participante é responsável por suas despesas pessoais (passagens aéreas, hospedagem, vacinas, alimentação, etc.) e pelos custos com o envio de amostras.

Confira as feiras programadas:

WorldFood Istanbul 2018
Data: 05 a 08 de setembro de 2018
Local: Istambul, Turquia
Inscrições: até 30 de junho

Fruit Attraction 2018
Data: 23 a 25 de outubro de 2018
Local: Madri, Espanha.
Inscrições: até 30 de junho

SIAL Middle East 2018
Data: 10 a 12 de dezembro de 2018
Local: Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
Inscrições: até 31 de agosto

Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br